Terceirização no Monitoramento e na Portaria Remota: quem presta o serviço e quem responde perante a Polícia Federal?

ByFabio Cometti

qui 29 out 2026

A nova regulamentação da segurança privada exige mais transparência nas relações entre instaladores, centrais de monitoramento, empresas parceiras e clientes. Entenda como a terceirização pode continuar sendo uma estratégia de negócio, desde que responsabilidades, contratos e autorizações estejam claramente definidos.

Nas duas primeiras colunas desta série, procurei organizar a transformação das empresas de Monitoramento e Portaria Remota em uma sequência que ajudasse o empresário a entender não apenas a nova legislação, mas também seus efeitos práticos.

Primeiro, falamos sobre o licenciamento junto à Polícia Federal e sobre a necessidade de compreender que não estamos diante de um simples alvará, mas de uma mudança de categoria empresarial.

Depois, colocamos a conta sobre a mesa e analisamos os impactos financeiros que podem surgir antes e depois da autorização.

Agora, chegamos a uma terceira etapa que toca diretamente em um modelo bastante comum no nosso mercado: a terceirização do monitoramento.

Durante muitos anos, terceirizar uma central foi, para diversas empresas, essencialmente uma decisão comercial e operacional.

A empresa conquistava o cliente, fornecia e instalava os equipamentos, mantinha sua marca na relação comercial e utilizava a estrutura de outra central para receber e tratar os eventos.

Para o cliente, muitas vezes existia apenas um fornecedor. Por trás daquela relação, entretanto, podiam existir dois ou mais CNPJs participando da prestação.

Com a nova regulamentação, essa arquitetura precisa ser observada com outra atenção.

A pergunta deixa de ser apenas se vale a pena possuir uma central própria ou terceirizada e passa a ser:

Quem pode terceirizar, para quem pode terceirizar e quem efetivamente responde pelo serviço perante o cliente e a Polícia Federal?

Instalar continua sendo diferente de monitorar

Antes de entrar na terceirização propriamente dita, existe uma distinção fundamental.

O Decreto nº 13.012/2026 estabelece, no artigo 34, que a locação, a venda, a instalação e a manutenção de equipamentos eletrônicos, quando realizadas sem a correspondente prestação de monitoramento remoto, configuram comercialização isolada.

Isso significa que a empresa especializada em projeto, venda, instalação ou manutenção continua podendo desempenhar essas atividades sem que elas, isoladamente, a transformem em prestadora do serviço regulado de monitoramento.

Essa separação é importante porque não estamos dizendo que o instalador perderá espaço.

Na minha leitura, ele continuará sendo uma peça fundamental da cadeia.

É normalmente quem conhece o cliente, dimensiona a solução, instala os equipamentos e mantém a proximidade técnica com aquele contrato durante anos.

O ponto de atenção aparece quando a fronteira comercial deixa de acompanhar a fronteira operacional.

Uma coisa é instalar o sistema e deixar claro que o monitoramento será prestado por uma empresa autorizada.

Outra é apresentar o monitoramento como serviço próprio, assumir essa responsabilidade perante o cliente e utilizar a central de outra empresa apenas como estrutura invisível por trás da operação.

É justamente nesse ponto que muitos modelos comerciais precisarão ser revisitados.

Durante anos, vender uma solução integrada foi uma vantagem competitiva, e isso não precisa deixar de existir.

O cliente pode continuar recebendo uma experiência integrada, mas as responsabilidades precisam estar corretamente identificadas.

A simplicidade para o consumidor não pode significar falta de clareza sobre quem efetivamente presta o serviço regulado.

Nas operações comercialmente conhecidas como Portaria Remota, essa atenção é ainda mais importante.

Como já tratei anteriormente nesta série, a expressão Portaria Remota não aparece na Lei, no Decreto ou na IN nº 340 como uma categoria autônoma de autorização.

Por isso, mais importante do que o nome comercial utilizado é observar a atividade efetivamente executada.

Quando a operação envolve prestação continuada enquadrável no monitoramento eletrônico regulado, é essa realidade que precisa orientar contratos, responsabilidades e autorizações.

A terceirização é possível, mas não de qualquer maneira

O Decreto nº 13.012/2026 admite expressamente a terceirização dos serviços prestados por empresa de monitoramento, mas estabelece que a empresa terceirizada também deverá possuir autorização de funcionamento válida concedida pela Polícia Federal.

A Instrução Normativa DG/PF nº 340/2026 detalha ainda mais essa relação.

Seu artigo 144 estabelece que a empresa de monitoramento poderá terceirizar parcialmente ou executar, na condição de terceirizada, serviços de monitoramento e rastreamento autorizados pela Polícia Federal, inclusive no âmbito de rede franqueada, desde que a relação ocorra exclusivamente entre empresas igualmente autorizadas para o exercício da atividade correspondente.

Essa regra merece muita atenção porque responde a uma dúvida que provavelmente aparecerá com frequência no mercado.

Ter uma central parceira autorizada não significa que qualquer empresa possa vender o serviço regulado em seu próprio nome e imaginar que a autorização da parceira se estende automaticamente à sua atuação.

Quando estamos diante da terceirização do próprio serviço de monitoramento, a IN exige pessoas jurídicas distintas, regularmente constituídas, cada uma com CNPJ próprio e devidamente autorizada pela Polícia Federal para a atividade correspondente.

Isso não deve ser confundido com a empresa que permanece exclusivamente na instalação, manutenção ou comercialização dos equipamentos.

Nesse caso, o próprio Decreto estabelece a diferença em relação ao monitoramento remoto.

O instalador pode continuar indicando uma central, construindo soluções em parceria e permanecendo próximo do cliente.

O que precisa ser cuidadosamente analisado é se ele está apenas intermediando ou apoiando a solução ou se passou a assumir comercial e contratualmente um serviço regulado em seu próprio nome.

Essa distinção pode parecer jurídica, mas possui enorme impacto comercial.

Ao revisar seus modelos atuais, muitas empresas talvez descubram que o problema não está na parceria que construíram, mas na maneira como essa parceria foi apresentada ao cliente.

Terceirizar não significa transferir toda a responsabilidade

Outro aspecto importante do artigo 144 da IN nº 340 é que a terceirização não afasta a responsabilidade da empresa contratante perante a Polícia Federal quanto às obrigações legais e regulamentares relacionadas aos serviços oferecidos ao cliente final.

Ao mesmo tempo, permanece a responsabilidade da empresa executora pelos atos que praticar.

Esse é um ponto relevante porque terceirização muitas vezes é interpretada como transferência integral de responsabilidade.

A regulamentação desenha algo diferente.

Se duas empresas autorizadas estruturam uma relação para execução do serviço regulado, cada uma permanece dentro de um ambiente de responsabilidades que precisa ser claramente definido.

A própria IN exige contrato formal entre as partes, com definição clara das responsabilidades e dos limites de atuação, além da observância das regras de segurança, sigilo e proteção de dados.

O contrato deixa, portanto, de ser apenas um documento que estabelece preço, prazo e condições comerciais.

Ele passa a explicar a arquitetura da prestação do serviço.

Talvez um dos exercícios mais importantes para as empresas durante a adequação seja colocar lado a lado o contrato atual e a operação real.

Se o contrato informa que determinada empresa presta o monitoramento, mas outra efetivamente recebe e trata os eventos, é necessário compreender qual é a natureza dessa relação.

Se a proposta comercial mistura instalação, manutenção, monitoramento e atividades externas sem explicar quem é responsável por cada etapa, também existe um ponto de atenção.

No ambiente regulado, aquilo que o vendedor promete, aquilo que o contrato registra e aquilo que a central efetivamente executa precisam estar alinhados.

O CNPJ que efetivamente presta o serviço ganha importância

A IN nº 340 traz ainda uma exigência que pode mudar bastante a relação entre empresas parceiras e clientes.

Nas hipóteses de terceirização previstas no artigo 144, a norma exige a identificação, perante o cliente e perante a Polícia Federal, do CNPJ da pessoa jurídica efetivamente responsável pela prestação do serviço.

Voltemos ao exemplo do condomínio.

O síndico conhece a empresa que apresentou o projeto, instalou os equipamentos e mantém o relacionamento comercial.

Entretanto, pode nunca ter recebido uma explicação clara sobre qual empresa recebe os sinais e opera sua central durante as 24 horas do dia.

Essa situação tende a exigir mais transparência.

Não significa que o cliente precise administrar vários contratos ou perder a simplicidade de uma solução integrada.

Significa que deve ser possível compreender quem ocupa cada posição naquela cadeia.

Se uma empresa responde pelo projeto, instalação e manutenção e outra presta o monitoramento regulado, essa composição pode ser apresentada com clareza.

Na minha leitura, isso não enfraquece a empresa instaladora.

Pode, inclusive, fortalecer sua proposta, porque demonstra que a solução foi construída com parceiros especializados e responsabilidades claramente definidas.

Para as empresas que trabalham com Portaria Remota, o desafio pode ser ainda maior.

Por trás de uma experiência simples para o morador, existem sistemas de controle de acesso, conectividade, equipamentos instalados no condomínio, plataformas, manutenção técnica e uma operação remota.

É perfeitamente possível construir uma solução integrada com diferentes especialistas, mas a complexidade tecnológica não deveria impedir o contratante de compreender qual pessoa jurídica efetivamente assume o serviço regulado.

O cliente também passa a fazer parte dessa responsabilidade

Existe outra mudança que pode tornar essa transparência inevitável.

A Lei nº 14.967/2024 não concentra toda a responsabilidade apenas sobre o prestador.

O artigo 3º determina que pessoas físicas e jurídicas que contratam serviços de segurança privada não poderão adotar modelos de contratação ou critérios de concorrência que dispensem a análise prévia da regularidade formal da empresa contratada.

Na prática, o contratante passa a ter uma razão concreta para perguntar quem realmente prestará o serviço e se essa empresa está regular.

O artigo 46 da própria Lei reforça essa lógica ao estabelecer que pessoas físicas ou jurídicas que contratem serviços de segurança privada em desconformidade com seus preceitos poderão estar sujeitas às penalidades previstas.

A IN nº 340 detalha essa situação ao prever, no artigo 188, multa entre R$ 1 mil e R$ 10 mil para pessoa física que, entre outras condutas, contratar serviço de segurança privada não autorizado pela Polícia Federal.

Para pessoas jurídicas de direito público ou privado, o artigo 189 estabelece multa entre R$ 10 mil e R$ 30 mil, incluindo expressamente a contratação.

Esse conjunto de regras pode transformar a reunião comercial.

Um síndico, uma administradora ou uma empresa que receba três propostas de monitoramento continuará comparando preço, tecnologia, equipamentos, atendimento e SLA, mas poderá incorporar uma nova etapa à decisão:

Verificar quem efetivamente prestará o serviço e se essa empresa possui a autorização necessária.

A regularidade começa, assim, a deixar de ser assunto restrito ao jurídico e passa a entrar na jornada de compra.

Para as empresas autorizadas, isso também cria uma oportunidade.

Aquilo que inicialmente foi enxergado apenas como obrigação regulatória pode começar a ser apresentado como credencial comercial.

Da mesma maneira, o instalador que trabalha em parceria com uma central devidamente autorizada poderá utilizar a transparência dessa relação como argumento de profissionalismo, deixando claro ao cliente o papel de cada participante na solução.

A linha do tempo agora precisa chegar aos contratos

Assim como fizemos nas duas primeiras colunas, uma linha do tempo ajuda a transformar essa discussão em uma agenda de preparação.

Antes da adequação: mapear a operação

A empresa deveria mapear seus modelos comerciais atuais e identificar:

  • Quem vende e quem instala;
  • Quem realiza a manutenção;
  • Quem recebe os sinais e trata os eventos;
  • Quem realiza o acompanhamento remoto;
  • Quem eventualmente presta atividades externas;
  • Quais CNPJs aparecem nas propostas, contratos e cobranças.

Muitas inconsistências talvez só fiquem visíveis quando essa cadeia for desenhada no papel.

Durante a preparação: revisar responsabilidades

Será necessário comparar esse desenho com as regras da Lei, do Decreto e da IN.

As empresas que atuam exclusivamente na instalação e manutenção continuam em situação diferente daquelas que assumem o monitoramento.

Nas relações que configurem terceirização do serviço regulado, o artigo 144 passa a ser uma referência importante porque exige empresas autorizadas, CNPJs próprios, contrato formal e definição das responsabilidades.

Depois da autorização: manter a coerência operacional

O desafio será preservar essa coerência no dia a dia.

Não adianta possuir um contrato juridicamente bem estruturado se a equipe comercial promete ao cliente uma realidade diferente.

Também não basta identificar uma empresa autorizada formalmente se toda a comunicação leva o contratante a acreditar que outra pessoa jurídica está assumindo o serviço.

Proposta, contrato, faturamento, atendimento e operação precisam refletir o modelo realmente adotado.

Esse talvez seja um dos maiores efeitos culturais da regulamentação.

A conformidade não poderá permanecer apenas com o empresário, o advogado ou o profissional que conduz o processo perante a Polícia Federal.

Ela precisará chegar aos vendedores, técnicos, equipes administrativas, atendimento e parceiros comerciais.

O novo mercado não elimina as parcerias, mas reduz o espaço para a ambiguidade

A regulamentação não determina que todas as empresas precisem fazer tudo dentro de casa.

O próprio Decreto admite terceirização dentro das condições previstas e preserva a distinção entre monitoramento e atividades isoladas de venda, instalação e manutenção.

A IN, por sua vez, disciplina a relação entre empresas autorizadas quando existe terceirização do serviço regulado.

Isso permite modelos diferentes.

Algumas empresas decidirão investir em suas próprias centrais.

Outras poderão concentrar esforços na instalação, manutenção e relacionamento comercial, construindo soluções ao lado de prestadoras autorizadas.

Empresas de monitoramento poderão estabelecer relações entre si dentro das condições previstas na regulamentação.

A liberdade de construir parcerias continua existindo, mas a ambiguidade sobre quem efetivamente presta e responde pelo serviço tende a encontrar cada vez menos espaço.

Depois de três colunas, a transformação começa a ficar mais clara.

Na primeira, discutimos a regra e o novo licenciamento.

Na segunda, analisamos a conta e os impactos financeiros antes e depois da autorização.

Nesta terceira, chegamos à responsabilidade, percebendo que contratos, centrais, instaladores, parceiros e clientes também serão alcançados pela mudança.

O próximo passo será olhar para o mercado depois de tudo isso.

Quando estar autorizado, financeiramente estruturado e contratualmente transparente começar a fazer parte da nova régua do setor, a competição também poderá mudar.

Escala, especialização, parcerias, confiança, capacidade financeira e qualidade operacional podem ganhar pesos diferentes na decisão do cliente e na sustentabilidade das empresas.

Na próxima coluna: como ficará o mercado?

Na próxima coluna, vamos discutir como o licenciamento junto à Polícia Federal pode redesenhar o mercado de Monitoramento e Portaria Remota e quais modelos de negócio poderão encontrar mais oportunidades nessa nova fase.

Afinal, depois de entender a regra, calcular a conta e definir quem responde pelo serviço, chega a hora de descobrir como será competir dentro desse novo mercado.

  • Fabio Cometti, colunista da Security Help

    Gestor e estrategista com quase duas décadas de experiência em Gestão Comercial, Estratégia de Mercado e Desenvolvimento de Negócios nos setores de Segurança Eletrônica, Redes, Telecom, Energia e Distribuição B2B.

    Minha atuação combina visão estratégica, forte base em tecnologia e execução orientada a dados para gerar crescimento, competitividade e resultados sustentáveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *